"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

domingo, 12 de abril de 2015

Joel




Joel 2:28- E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

1.     Por volta dos anos 850 aC. e 820 aC. sob a regência do Sacerdote Joiada, Joás reina sobre Judá o reino Sul, II Crônicas 24:1-Joás tinha sete anos de idade quando se tornou rei, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia; ela era de Berseba. 2- Joás fez o que o Senhor aprova enquanto viveu o sacerdote Joiada. E é nesta época que provavelmente Joel escreveu seu livro;
2.     A nação esta passando um período de crise material, Joel 1:4- O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu. 6- Uma nação invadiu a minha terra, poderosa e inumerável; seus dentes são dentes de leão, suas presas são de leoa. 7- Arrasou as minhas videiras e arruinou as minhas figueiras. Arrancou-lhes a casca, e derrubou-as, deixando brancos os seus galhos. 10- Os campos estão arruinados, a terra está seca; o trigo está destruído, o vinho novo acabou, o azeite está em falta. 12- A vinha está seca, e a figueira murchou; a romãzeira, a palmeira e a macieira, todas as árvores do campo secaram. Secou-se, a alegria; 16- Não é verdade que a comida foi eliminada diante dos nossos próprios olhos, e que a alegria e a satisfação foram suprimidas, do templo do nosso Deus? 17- As sementes estão murchas debaixo dos torrões de terra. Os celeiros estão em ruínas, os depósitos de cereal foram derrubados, pois a colheita se perdeu. 18- Como está mugindo o gado! As manadas andam agitadas porque não têm pasto; até os rebanhos de ovelhas estão sendo castigados. 19- A ti, Senhor, eu clamo, pois o fogo devorou as pastagens e as chamas consumiram todas as árvores do campo. 20- Até os animais do campo clamam a ti, pois os canais de água se secaram e o fogo devorou as pastagens. Devastação total;
3.     Talvez devido a esse motivo de crise total o povo não estava buscando a Deus, não era a idolatria que os impedia de buscá-lo, pois havia sido eliminada, II Reis 11:17- E Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, para que fossem o povo do Senhor. Também fez um acordo entre o rei e o povo. 18- Então todo o povo foi ao templo de Baal e o derrubou. Despedaçaram os altares e os ídolos, e mataram Matã, sacerdote de Baal, em frente dos altares. E o sacerdote Joiada colocou guardas no templo do Senhor. Joel incentiva o povo a voltar a cultuar, Joel 2:12 a- "Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração;

 
4.      Diferente de outros profetas que muitas vezes se dirigiam aos governantes, Joel não faz, mas dirige-se aos sacerdotes, talvez pelo fato de ser o sacerdote que regia o rei, Joel 1:13 a- Ponham vestes de luto, ó sacerdotes, e pranteiem; chorem alto, vocês que ministram perante o altar. Joel 2:17 a- Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando.
 
5.     Na verdade Joel não corrigia os Sacerdotes, mas os impulsionava a incentivar o povo a buscar a Deus, Joel 1:13 b- Venham, passem a noite vestidos de luto, vocês que ministram perante o meu Deus; pois as ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram suprimidas do templo do seu Deus. 14- Decretem um jejum santo; convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, do seu Deus, e clamem ao Senhor. Joel 2:15- Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem uma assembléia sagrada. 16- Reúnam o povo, consagrem a assembléia; ajuntem os anciãos, reúnam as crianças, aquelas que mamam no peito. Até os recém-casados devem deixar os seus aposentos. 

Para saírem da crise em que se encontravam e para haver o avivamento era necessário que os sacerdotes ensinasse ao povo algumas medidas, vejamos: 
1.     Aquebrantamento e Humilhação: Joel 1:13 b- Venham, passem a noite vestidos de luto, vocês que ministram perante o meu Deus, Se fazia necessário um quebrantamento dos sacerdotes, (ministério), Salmos 51:17- Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Nos aquebrantemos diante de Deus;
2.     Ofertar: Joel 1:13 c- Pois as ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram suprimidas do templo do seu Deus. O povo não estava ofertando, Êxodo 35:5- Separem dentre os seus bens uma oferta para o Senhor. Todo aquele que, de coração, estiver disposto, trará como oferta ao Senhor ouro, prata e bronze; Nossas ofertas estão em dias? Estamos dando com amor? Estamos sendo fieis?
3.     Jejuar: Joel 1:14 a - Decretem um jejum santo, e 2:15b- Decretem jejum santo, Se fazia necessário que o povo jejuasse, Esdras 8:23- Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu. Qual foi a ultima que jejuamos?
4.     Congregar: Joel 1:14b: Convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, do seu Deus, 2:15b- convoquem uma assembléia sagrada. e 2:16: Reúnam o povo, consagrem a assembléia; ajuntem os anciãos, reúnam as crianças, aquelas que mamam no peito. Até os recém-casados devem deixar os seus aposentos. Se fazia necessário que o povo cultuasse, fosse ao templo, Salmos 122:1- Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor; Hebreus 10:25- Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Como ta nossa freqüência aos cultos? Estamos trazendo as crianças para a EBD?
5.     Clamar: Joel 1:14c- ...e clamem ao Senhor, Êxodo 22:23- Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor. Estamos clamando a Deus ou a quem?
6.     Fazer se ouvir/Pregar: Joel 2:15 a: Toquem a trombeta em Sião, Marcos 16:15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Temos de fato tocada a trombeta? Temos pregado?
Se de fato nós como povo de Deus obedecermos as esses seis pré requisitos, é quase certo que experimentaremos das bênçãos do Senhor e um grande avivamento, é promessa dEle.
1.     Deus é Zeloso: Joel 2:18- Então o Senhor mostrou zelo por sua terra e teve piedade do seu povo.
2.     Chuvas de bênçãos: Joel 2:23 a- Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas conforme a sua justiça.
3.     Restituição: Joel 2:25 a- Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram:
4.     Fartura: Joel 2:26- Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado.
5.     Derramamento do Espírito Santo: Joel 2:28- E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
6.     Promessa de Salvação: Joel 2:32 a- E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...