"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sábado, 11 de abril de 2015

Evangelismo Urbano



                                      

       Lucas 13- 22- E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.

1.     O super-crescimento populacional nos grandes centros urbanos resulta em uma série de problemas, como por exemplo, desemprego, e, conseqüentemente, aumento da violência, criminalidade, etc. O governo, os organismos e organizações sociais terão um papel muito importante a desempenhar neste e no próximo século. Mega-cidades, entretanto, são terrenos férteis para a pregação do Evangelho. E, neste novo milênio, a atuação mais importante há que ser a da Igreja. O Evangelho produz salvação, cura e libertação. Só o poder de Deus pode mudar o indivíduo e fazer dele nova criatura, Efésios 4- 28-  Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade..
2.     Precisamos trabalhar e já! Porque estamos vivendo a época das mega-cidades. Hoje já se fala em Grande Rio, Grande São Paulo, etc. O que temos feito? Lucas 12- 20- Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
3.     O Brasil tem 5.570 municípios e 200,4 Milhões de habitantes, 38 municípios possuem 500.000 habitantes ou mais. Eles somam o total de 55.838.476 pessoas, ou seja, 29% da população. Podemos dizer que 1/3 dos brasileiros estão nas grandes cidades, tornado assim um terreno fértil para o evangelismo. Enquanto que na maioria das vezes um missionário eficiente está fixado a uma pequena comunidade de 1.000 pessoas e empreendendo grandes esforços no alcance das almas, esse mesmo missionário provavelmente teria bastante êxito em bairros de metrópoles onde há bem mais pessoas para ouvi-lo. Ezequiel 2- 7- Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.
4.     Ao falar de missões no Brasil, vem logo a mente a região nordeste, onde se imagina: Terra seca, povo pobre... É bem verdade que como um todo o nordeste precisa de Jesus, mas as vezes grandes bairros de grandes cidades ficam esquecidos, ou por falta de alguém que pregue o evangelho genuíno ficam a mercê de seitas ou oportunistas com falsas mensagens que anunciam de tudo, menos  a salvação. Há confusão junto à população. Pois cada grupo “evangeliza” com mensagens diferentes e contraditórias Parece que há um "supermercado da fé". Há quem ofereça religião como mercadoria mais barata, em "promoção", com descontos (sem exigências, sem compromissos) e há os que "cobram" caro demais, com exigências radicais. Oséias 4- 6 a- O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;
 
5.     Talvez aja quem entenda que as cidades são de origem humana, sem a aprovação divina, alegando que a primeira cidade foi criada por um homicida, Caim. E que Deus planejou um jardim e não uma Cidade (Gn 4.17). Depois do Dilúvio, os homens procuraram fazer cidades. Mateus 18- 14- Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.
6.     Alguém Poderia dizer que há um plano diabólico para as cidades. Elas, quanto maiores, são o refúgio ideal para criminosos, centros de prostituição, do crime, da violência. De fato, as aglomerações urbanas, nos moldes em que tem sido construídas, resultam em lugares perigosos, onde a qualidade de vida, em geral, torna-se difícil para o bem-estar espiritual e humano. Mas devemos discordar da opinião dos que vêm a cidade como centros mais favoráveis ao diabo, Deus tem planos importantes para as grandes cidades. O Cristianismo surgiu numa grande cidade (Jerusalém), espalhando-se por grandes centros, como Samaria, e Antioquia. Por outro lado, Deus mandou Abraão sair de Ur, uma grande cidade, e mandou começar a conquista de Canaã por Jericó, cidade de porte considerável para sua época. Romanos 1- 15- E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
7.     As cidades são polos de influência sobre toda uma área a seu redor, sendo, por isso mais favoráveis para a implantação de igrejas, pelas seguintes razões: 1) Abertas as mudanças; 2) Concentração de recursos; 3) Potencial para contato, 4) Facilidade de locomoção.

                                Meios de Evangelização:
A)   Cultos públicos, Lucas 21-38- E todo o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir. Atos 13 -16- E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: Os cultos só serão eficazes no evangelismo se houver descrentes ouvindo;
B)    Campanhas de Avivamento: Habacuque 3 – 2- Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Uma igreja avivada tem mais animo para evangelizar;
C)    Escola Bíblica Dominical: Marcos 1-22- E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. Uma escola bíblica dinâmica é eficaz na evangelização;
D)   Trabalho com crianças: Provérbios 22- 6- Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Lucas 18-16- Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. É fato conhecido que trabalho bem feito com crianças tem sido muito eficaz, muitas das vezes até mesmo é um atrativo para trazer os pais, João 21- 15- E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
E)     Trabalhos de Capelania, Hospitais/presídios/asilos/orfanatos: Mateus 25-36- Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Mesmo sabendo que é uma ordem do Mestre visitar pessoa em hospitais, nestas situações, geralmente elas estão mais sensíveis a ouvir a palavra;                                                        
F)     Cultos ao ar livre: Mateus 5-1- E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; Atos 16-13- E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. Como sabemos da resistência que as pessoas não crentes de visitar os templos, o culto ao ar livre tem sido muito eficaz na evangelização;
G)   Entrega de literatura evangelística: Atos 15-31- E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. Muitos são os testemunhos de pessoas que se decidirão a cristo depois de ler um folheto com mensagem bíblica;
H)   Evangelismo corpo a corpo: João 3- 1- E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2- Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3-Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Em uma conversa entre duas pessoas o dialogo flui mais facilmente, ambos ficam mais a vontade para questionar e mostrar seu ponto de vista;
I)       Uso da Mídia: Isaías 40-5- E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. Somos a geração que mais possui recursos para evangelizar, imagine Paulo com horário em um programa de TV, ou a internet nos tempos de Daniel Berg, alguns de nós ainda ouvimos de alguém que dizia que a TV era obra do diabo, e ele se aproveitou mesmo dela, e hoje é bastante difícil conseguir um horário para a propagação da mensagem de Cristo;
J)      Dando testemunho: Efésios 4-29- Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. O mundo não lê o evangelho segundo Mateus, Marcos, Lucas e João, mas lêem sim de acordo com nossa vida, demos testemunho de cristãos;
K)    Envio de cartas evangelísticas: Ester 9- 30- E mandaram cartas a todos os judeus, às cento e vinte e sete províncias do reino de Assuero, com palavras de paz e verdade. O envio de cartas com destinatário especifico, e mensagem clara e objetiva pode surtir muitos resultados, tipo em residências de condomínio onde o acesso é difícil, uma carta entra;                                                                           
L)     Serviços de alto-falantes: Joel 2-1- Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto; Levando sempre em conta a legislação, horários e cuidados na mensagem, os alto falantes fixos ou moveis são uma boa maneira de anunciar a Jesus;
M) Fixação de faixas, cartazes, baners, autdors, etc.: Habacuque 2-2- Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Mensagem visíveis em lugar de grande movimento surte grande efeito;
N)   Mensagens de texto SMS e uso de redes sociais: II Coríntios 10- 4- Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Daniel 11- 32- Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. É fato conhecido a grande influência das redes sociais e o poder de comunicação atribuído a elas, que sejam usados esses meios a serviço do reino, e não só como passa tempo (ou ociosidade do tempo).
O)   Ação Social: Mateus 14- 16- Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. Atos 2- 46- E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, A ação social alem de ser gratificante a quem faz quebra muitas barreiras, e uma forma eficaz de aproximação entre as pessoas, apesar de ser uma ordem de Jesus;
P)    Serviço voluntario: Tiago 2-18 - Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. II Coríntios 8-24- Portanto, mostrai para com eles, e perante a face das igrejas, a prova do vosso amor, e da nossa glória acerca de vós. Gálatas 6-2-Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Uma das formas de demonstrar o amor ensinado por Jesus é através de serviços voluntários sem interesse financeiro, isso entre os irmão e também ajudando os de fora;
Q)   Entrosar-se na sociedade: I Coríntios 9- 16- Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 17- E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. 18- Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. 19- Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. 20- E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 21-Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22- Fiz-me como fraco para  os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. Para nos aproximarmos das pessoas e pregar o evangelho, podemos quebrar alguns conceitos, desde que não seja nada que ponha em risco a nossa salvação;
R)    Nas casas: Lucas 19-5- E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. São poucas as pessoas que não gostam de receber visitas, a principio visite mesmo para ganhar a amizade, e quando ocorrer oportunidade, fale de Jesus, nas primeiras visitas nem sempre é bom levar a bíblia, pois as pessoas se sentiram muitas vezes afrontadas;
S)     No nosso trabalho: II Reis 5- 3- E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Sempre que possível, e desde que não inflija nem uma regra no local onde trabalharmos, devemos falar de Jesus;
T)     Grupos Familiares: Lucas 10- 5- E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. Atos 20- 20- Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, Atos 16- 32- E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. Muitas pessoas tem resistência em ir a igreja, mas não tem dificuldade em receber os irmãos em casa para ouvir um louvor e receber uma oração, a pessoa também se sente a vontade para questionar e tirar suas duvidas;
U)   Cultos Temáticos: Êxodo 23- 14-Três vezes no ano me celebrareis festa. 15- A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim; 16- E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho. 17- Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor DEUS. Por exemplo: culto especial de formatura, ao final do ano, com o objetivo principal de trazer o maior número possível de não-cristãos; no mês de maio culto das mães, culto especial pela família; culto de intercessão pelos desempregados; culto dos motoristas, dirigido para motoristas profissionais de ônibus e taxis; culto das enfermeiras; culto dos médicos; e até mesmo o culto dos crentes afastados, objetivando a reintegração de crentes afastados de igrejas. Outros temas poderão ser aproveitados, segundo a criatividade de cada um.
V)    Oferecimento de cursos: Atos 18- 3- E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. A igreja sempre que possível deve aproveitar as suas instalações para o funcionamento de escolas do primeiro e segundo graus, cursos de alfabetização de adultos e cursos profissionalizantes, como: informática, culinária, corte e costura, idiomas, eletrônica, musica, instrumentos musicais,  etc. Para estes cursos serão utilizadas pessoas preferencialmente da própria igreja, compromissadas com Cristo e com a pregação do evangelho.  Na ministração, os textos das lições e ilustrações a serem aplicados em aula, preferencialmente serão extraídos da Bíblia. Para cada curso haverá a entrega de Diplomas aos formandos. Cada formando sempre convida os seus familiares.
W) Fazer conhecido a existência de homens e mulheres a serviço de Deus na comunidade: II Reis 5- 3- E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. A sociedade deve saber que existem crentes que oram e pessoas são curadas no nome de Jesus, Marcos 16- 17- E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18- Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. II Coríntios 12- 12- Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.
X)    Pedindo orientação do Espírito Santo: Atos 13- 4- E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. João 14- 26- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Todas as formas apresentadas acima são eficazes, mas sabemos que cada região e povo têm suas peculiaridades, e sabemos que Deus é o maior interessado no crescimento de sua obra, e sempre devemos pedir orientação a Deus, e o Espírito Santo nos orientara como agir.
Lembrete: Devemos sempre nos inteirar das leis vigentes onde vamos evangelizar, para que não venhamos entrar em situações desconfortáveis ou até mesmo causar escândalo, Romanos 13- 3- Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Devemos tomar cuidado também para não gerarmos antipatia, e fazer de tudo para cair na graça do povo, sempre dando exemplo de cristão, Provérbios 11- 30 b -...e o que ganha almas é sábio. Um evangelista que causa escândalo fecha as portas para ele evangelizar, e os próximos que vierem após ele terão mais dificuldades de anunciar o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...