"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rei Josafá


Atitudes do Rei Josafá Rumo a vitória

II Crônicas 20 27-32

"Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o SENHOR os alegrara sobre os seus inimigos.
E vieram a Jerusalém com saltérios, com harpas e com trombetas, para a casa do SENHOR.
E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o SENHOR havia pelejado contra os inimigos de Israel. 
E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.
E Jeosafá reinou sobre Judá; era da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e o nome de sua mãe era Azuba, filha de Sili.
E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do SENHOR."

Josafá foi o 7° rei de Judá de 887 a 862 a.C. sendo 1° Saul, 2°Davi, 3° Salomão, 4°Roboão, (foi quando o reinado foi dividido ficando 10 tribos em Israel e 2 em Judá) 5°Abias, 6° Asa pai de Josafá.
Enquanto Josafá reinou em Judá em Israel quem reinou foi Acabe, Acazias e Jorão, foi o mesmo tempo dos profetas Elizeu, Micaias e Jaaziel. Foi no Reinado de Josafá que a família de Asafe escreveu os Salmos 82 e 83 e também neste período que os filhos de Coré escreveram os Salmos 46 e 48.
Não se sabe ao certo quem escreveu os livros de I e II Reis, imagina-se que foi Jeremias, já I e II Crônicas a tradição Judaica atribui a Esdras.


Josafá filho do rei Asa começou a reinar com 35 anos, e reinou até os 60 anos. Foi um rei muito próspero, pois se propôs a servir a Deus de todo o coração.

Vejamos algumas atitudes do Rei Josafá:

Rompeu com a idolatria e andou nos caminhos de Deus. II CR 17-3: “E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.” Para sermos bem sucedidos temos que deixar a coisas que não agradam a Deus e nos aproximarmos Dele, assim também o Abraão fez. GN 17-1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito..”

O andar com Deus vai-nos levando à perfeição. Deus não disse para o Abraão ser perfeito para poder andar com ele, mas disse: Anda comigo e sê perfeito.
A ordem para o Abraão era que saísse do meio de seu próprio povo que era idólatra e que Deus o abençoaria. E foi o que ele fez, assim como Josafá que aboliu a idolatria e se propôs a somente servir a Deus.

Anunciar o evangelho. II Cr. 17.9:E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo”. Josafá não estava preocupado apenas com o crescimento material ou financeiro do povo, ordenou que homens (missionários) fossem por toda a terra de Judá ensinando o povo e pregando a palavra de Deus; esse mandamento também é imperativo nos nossos dias. Mc 16.15: E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Deus sempre teve cuidado e zelo pela pregação de sua palavra, nós somos responsáveis pela pregação desta geração.


Fazer o que estiver ao nosso alcance. II Cr 17.12: “Assim Jeosafá ia-se tornando cada vez mais poderoso; e edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá”. Josafá construiu fortalezas e casa de munição para se proteger de prováveis ataques. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Foi assim com a viúva que Elizeu mandou buscar vasilhas para que o azeite fosse multiplicado, o milagre da multiplicação era com Deus, mas buscar as vasilhas era com ela. II Reis 4.3: “Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas”. Ainda hoje é assim, Deus não faz aquilo que está ao nosso alcance, não que Ele não possa, mas Ele quer ver nossa atitude de fé. Hb 11-6:Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Josafá consultou a palavra de Deus. II CR 18-4: “Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do SENHOR.”. Baseou-se sempre na palavra de Deus para tomar decisões e orientar o povo. Seguiu o exemplo do grande líder Josué ao qual Deus ordenara que meditasse em sua palavra dia e noite. JS 1-8. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

Como sucessor de Moisés se saiu muito bem conduzindo o povo a terra ao qual Deus prometera. Como Deus falava por meio de sua palavra com Josafá e Josué, Ele fala também conosco, a Bíblia não deve ser mais um livro na estante, mas temos que ler e compreender o plano de Deus para nos. Assim como necessitamos de alimento físico (arroz, feijão, carne), também precisamos nos alimentar da palavra de Deus. Jr 15-16: “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos”. E MT 4-4: “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

Não ouviu falsos profetas. II Cr 18.5-6: “Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei”Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do SENHOR, para que o consultemos?”. Acabe rei de Israel havia consultado 400 falsos profetas e todos a uma só voz diziam aquilo que ele queria ouvir e ainda diziam ser em nome de Deus.

Mas Josafá tinha comunhão com Deus e não se deixou levar e exigiu ouvir um profeta que realmente falasse qual era vontade de Deus, então chamaram o profeta Micaías que disse completamente o contrário dos outros profetas, mas disse a vontade de Deus, nem sempre a vontade de Deus é o que nós queremos ouvir. O próprio Jesus nos advertiu que haveria falsos profetas. MT 24-11: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”.

Temos que ser sensíveis a voz de Deus, pois nos nossos dias têm surgido muitos falsos profetas, que dizem o que a pessoa quer ouvir e não o que Deus manda. Quando Deus fala não fica dúvida, assim como conhecemos a voz de nosso pai aqui na terra, mesmo sem vê-lo temos que conhecer a voz de Deus sem termos duvidas.

Não atacar homens de Deus. II Cr18.7:Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim”. O rei de Israel e o falso profeta Zedequias atacaram verbalmente o profeta Micaías, inclusive o falso profeta chegou atacar fisicamente o homem de Deus, mas o sábio rei Josafá manteve sua postura e sabia que Deus falava através de Micaías chegando a defendê-lo. O rei Davi também, mesmo sendo perseguido por Saul jamais ousou levantar-se contra ele I Sm 24.6: "E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR". Nos nossos dias não é diferente, se quisermos ser bem sucedido jamais devemos nos levantar contra homens de Deus, tal atitude poderá ter conseqüência drásticas. Lembramo-nos de que aconteceu com Miriã quando levantou se contra o Moisés. Nm 12.10:E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa”. Tanto o Rei Davi como o Rei Josafá tinham promessas de Deus que se cumpriram em suas vidas, mas jamais se rebelaram contra os homens de Deus.

Ter temor do Senhor e despertar este temor em outros. II Cr19.9:E deu-lhes ordem, dizendo: Assim fazei no temor do SENHOR, com fidelidade, e com coração íntegro”. Seguindo os conselhos do sábio rei Salomão. PV 1.7: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Josafá se propôs a servir a Deus e temê-lo. Ele reconheceu bem cedo que sem o temor do Senhor Deus não chegaria a lugar algum, se quisesse ser próspero deveria temer e obedecer a Deus, esse temer não deve ser traduzido em medo, mas sim em respeito, honra e obediência; nós temos que servir a Deus não por medo, mas sim por amor a ele e estarmos andando sempre obedientes a Ele

Orar e jejuar. II Cr 20.3: “Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá”. Quando aos nossos olhos os problemas parecerem difíceis, devemos orar e jejuar, e esperar em Deus, o jejum é uma ferramenta de grande valia na vida do cristão e é capaz de nos fortalecer em confiança a Deus. A rainha Ester enfrentava um grande problema, havia uma sentença de morte, contra ela e seu povo, mas propôs juntamente com os seus a jejuar e clamar a Deus, então o Senhor entrou com providencia. Ester 4.16: "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci". O jejum também foi praticado e ensinado por Jesus, e continua eficaz nos nossos dias

Congregar, e ir ao templo. II Cr 20-9: “Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás”. Apesar dos problemas, Josafá sempre ia à casa de Deus para orar, agradecer e louvar o seu nome, muitos homens de Deus ao passar por dificuldades recorriam ao templo para se aproximar ainda mais de Deus. Foi assim com o rei Ezequias. II reis 19-1: “E aconteceu que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR”. Nossas preocupações e afazeres do dia a dia não devem nos impedir de irmos ao templo. Sl 122-1: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Sl 5-7: “Mas eu, pela grandeza da tua benignidade, entrarei em tua casa; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo”. e Hb 10-25: “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

10° Colocar os olhos em Deus e não no problema II Cr 20.12: “Ó nosso Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”. O Josafá sabia que tinha algo quase que impossível de resolver pela ótica humana, pois os amonitas e moabitas estavam prestes a atacar. Realmente parecia ser algo sério, mas Josafá tinha vantagem em relação a eles, pois estava com ele o Deus vivo. Assim foi também com o Elizeu e seu servo Geazi, enquanto o servo via os inimigos o profeta contemplava o exército de Deus. II Reis 6.15-17: “Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos?”Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles” “E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu”. Jamais devemos dizer que temos um problema difícil, mas sim um Deus que não conhece o impossível e ao seu tempo agirá em nosso favor.

11° Dar ouvido ao Espírito Santo. II Cr 20.14: “Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asafe”. Temos que ser sensíveis à voz do Espírito Santo, pois sempre ajudou muitos servos de Deus a tomar decisões. Ele falou com Josafá, falou com os discípulos. At. 13.2: “Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”. E continua falando conosco Hb 3.15: “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação”.

12° Não entrar em lutas, que o Senhor luta por nós. II Cr 20.15: e disse: “Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus”. Tem situações que não podemos fazer algo, se Deus disse que agiria podemos esperar e confiar, pois se tentarmos resolver pode piorar ainda mais a situação. Sl 37.5: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” Deus exige confiança total.

13° Louvar a Deus mesmo antes da vitoria. II Cr 20.22: “Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre”. Josafá confiou em Deus, não sabia como, mas tinha uma certeza, que Deus entraria com providência. E começou juntamente com o povo a louvar na certeza da vitória, e enquanto louvavam a Deus os seus inimigos se destruíram entre si. Por isso mesmo em meio a dificuldades, temos que louvar ao nosso Deus. SL 146.2: “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver”.

Conclusão: Se seguirmos as atitudes de Josafá sem buscar atalhos, mas formos obedientes a Deus, estaremos a um passo da vitória; se temos promessas podemos confiar. II Cr 20.7: “Ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?”. Se o Senhor prometeu nos abençoar não importa os interferes da vida e as investidas do inimigo, se Deus falou vai se cumprir.




Pr. Verner Skura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...