"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sábado, 15 de agosto de 2015

Neemias


Muito embora os judeus já tivessem concluído o templo, os muros ainda estavam danificados, e Neemias ao ficar sabendo da situação (Neemias 1:3- E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo), ao invés de envolver se auto-piedade, reclamar ou buscar culpado tomou uma atitude e entendeu que Deus o estava chamando para algo. 



Perfil:
1.     Copeiro do rei: 1:11c- ...Então era eu copeiro do rei. Onde nos coloca é porque tem um propósito, Ester 4:14- Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

2.     Homem de oração: 1:5- E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos, 2:4- E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus, 4:4- Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-os por presa, na terra do cativeiro. 4:9- Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles. 5:19- Lembra-te de mim para bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo.6:9- Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. 13:14-  Por isto, Deus meu, lembra-te de mim e não risques as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e às suas observâncias.13:29- Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio e dos levitas; Homens a serviço de Deus oravam, Daniel 6:10b-... E três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. O próprio Jesus, Marcos 6:46- E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.


3.     Jejuava: 1:4c- e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. 9:1- E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. Qual foi a ultima vez que jejuamos? Esdras 8:23- Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.

4.     Comovia-se com a situação da cidade santa: 1:4 a- E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias... Como ta nossa preocupação com o templo? Jo. 2:17- os discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá".

5.     Conhecia a bíblia: 1:8- Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. Como ta nossa leitura da bíblia? Josué 1:8- Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.

6.     Reconhecia as autoridades e pedia carta: 2:7- Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá. 8 a- Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu.. I Coríntios 16:3- Então, quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos homens que vocês aprovarem e os mandarei para Jerusalém com a oferta de vocês.

7.     Sabia que dependia de Deus: 2:8c- segundo mão de Deus sobre mim. João 15:5- Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

8.     Tinha segredo com Deus: 2:13b-... e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; 2:16- E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma. Provérbios 11:13- O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.

9.     Abriu mão do conforto: 2:11 a- E cheguei a Jerusalém... Mateus 19:29- E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

10.   Preocupado em fechar as brechas no muro: 2:13b- ...e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo. Tomemos cuidado com as brechas abertas, ergamos murros contra o pecado e as investidas do inimigo; I Pedro 5:8-Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

11. Animou o povo ao trabalho (Otimista): 2:18- Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. Hebreus 10:24- E esforçaram as suas mãos para o bem. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,

12.  Enfrentou oposição: 2:19- O que ouvindo Sambalate, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Mateus 5:10- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; II Coríntios 4:9- Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

13. Deixou que Deus o defendesse: 2:20- Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém. Efésios 6:12- Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Êxodo 14:14-  O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.

14.  Dividiu as tarefas começando pelos sacerdotes: 3:1- E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta do gado, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel. À 32 I Crônicas 9:22- Todos estes, escolhidos para serem guardas das portas, foram duzentos e doze; e foram estes, segundo as suas aldeias, postos em suas genealogias; e Davi e Samuel, o vidente, os constituíram nos seus respectivos cargos. 28- E alguns deles estavam encarregados dos utensílios do ministério, porque por conta os traziam e por conta os tiravam. 29- Porque deles havia alguns que tinham o encargo dos objetos e de todos os utensílios do santuário; como também da flor de farinha, do vinho, do azeite, do incenso, e das especiarias. 30- E alguns dos filhos dos sacerdotes eram os obreiros da confecção das especiarias

15.  Corrigiu com a palavra para haver arrependimento: 9:3- E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus. II Timóteo 3:16- Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;   

(Assembléia de Deus –São Sebastião de Cacimbas 28/05/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...