"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sábado, 28 de março de 2015

Palavras



Salmos 141- 3- Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Por mais que nos esforcemos temos dificuldades de dominar nossas palavras, e assim como o salmista temos que pedir ajuda a Deus para ao dizermos algo não venhamos a ofender alguém ou pecar contra Deus. João 15- 5b-...Porque sem mim nada podeis fazer. Lucas 12- 12- Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. Antes de dizer algo certifiquemo-nos dos seguintes pontos.
1.      Se é verdade;
2.      Se é necessário;
3.      Se é o momento;
4.      Que conseqüência trará;
5.      Em que edificará o reino de Deus.

Vejamos alguns pecados cometidos com a língua citados na bíblia:

1.     Fofoca: II Tessalonicenses 3- 11- Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. I Timóteo 5- 13- e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém.
2.     Mentira: Provérbios 17- 4- O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna. João 8- 44- Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. Apocalipse 22- 15- Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.
3.     Bajulação: Salmos 12- 2- Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobre. 3-Corte o Senhor todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente, I Tessalonicenses 2- 5- Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha, Provérbios 26- 28- A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.


4.     Murmuração: Judas 1- 16- Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Filipenses 2- 14- Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
5.     Gritaria: Efésios 4- 31- Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
6.     Piadas imorais: Efésios 5- 4- nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças.
7.     Julgamento leviano: João 7- 24- Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. Mateus 7- 2- Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
8.     Falar demais: Provérbios 20- 19- O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios. Tiago 1- 19- Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
9.     Precipitação: Provérbios 18- 13- O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. Provérbios 29- 20- Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.
10.     Discussões: II Timóteo 2- 14- Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. Provérbios 18- 6- Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites.
11.      Ameaças: Efésios 6- 9- E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
12.    Palavrões: Efésios 4- 29- Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Mateus 12- 36- Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. 37- Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

13.   O que falar: Efésios 5- 19- Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Mateus 5- 37- Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Salmos 37- 30- A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo. Salmos 145- 6- E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.

Um comentário:

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...