"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sexta-feira, 27 de março de 2015

Paulo

Paulo



1.     Naturalidade: Atos 21- 39- Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo.
2.     Cidadania: Paulo não era apenas “cidadão de uma cidade não insignificante”, mas também cidadão romano. Atos 22- 27-  E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. De descendência judaica. Romanos 11- 1b- porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
3.     Família: Atos 23-16 a- E o filho da irmã de Paulo,
4.     Religião: Filipenses 3- 5- Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Fariseus: Conheciam e queriam que todos praticassem mais de 600 leis. Desprezavam aqueles que não as praticassem. Entre os  judeus, os fariseus mais se destacavam, criam na ressurreição;
5.     Educação: A escola da sinagoga ajudava os pais judeus a transmitir a herança religiosa de Israel aos filhos. O menino começava a ler as Escrituras com apenas cinco anos de idade. Aos dez, estaria estudando a Lei. passou sua adolescência estudando. Atos 22- 3- Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
6.     Profissão: Os estudantes rabínicos deveriam aprendessem um ofício que pudessem, mais tarde o manter, Paulo aprendeu fabricar tendas.  Atos 18- 3- E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.


7.     Sua crença: Dedicou se à perseguição dos judeus convertidos.  I Coríntios 15- 9- Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Filipenses 3- 6- Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Gálatas 1- 13- Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. Atos 8- 3- E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
8.     Sua Conversão: Devido às perseguições sofridas os cristãos dispersaram por muitas regiões, e Saulo julgando que estava fazendo a coisa certa os perseguia, Atos 9- 2- E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Damasco ficava + ou- 240 KM. De Jerusalém,  nesta viagem Jesus lhe aparece. Atos 9- 3 à 6 e 17- E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
9.     Não acreditaram na sua conversão: Atos 9- 26- E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Isso acontece com muitos ainda hoje, há dificuldades em aceitar que alguém  se converteu.
10.                       O tempo para ser aceito: Gálatas 2- 1- Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. As vezes queremos ser aceitos logo, dar nossa opinião.
11.                       Gostava de ir ao templo: Atos 17-1 b-onde havia uma sinagoga de judeus. 2- E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, 10- E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. 18- 4-
12.                       Anunciar o evangelho: I Coríntios 9- 16- Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! Estamos ...?
13.                       Foi apedrejado: Atos 14- 19- Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
14.                       Foi açoitado: II Coríntios 11- 24- Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. (195 chicotadas, DT. 25- 3);
15.                       Foi preso: Atos 16- 23- E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. Mas mesmo preso orava e cantava, as uma unha encravada... Atos 16- 25- E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
16.                       Preso 2ª vez: Atos 21- 33- Então, aproximando-se o tribuno, o prendeu e o mandou atar com duas cadeias, e lhe perguntou quem era e o que tinha feito.
17.                       Mesmo preso pregava: Filipenses 1- 13- De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; Filipenses 4- 22- Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César.
18.                       Sabia o que Deus tinha consigo: Filipenses 1- 6- Aquele que começou a boa obra em minha vida, é fiel para terminá-la”
19.                       Sabia em quem tinha crido: II Timóteo 1- 12- Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. Estamos crendo em quem? Nós?
20.                       Se considerava o menor: I Coríntios 15- 9- Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
21.                       Contente em qualquer situação: Filipenses 4- 12- Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
22.                       Força vem de Cristo: Filipenses 4- 13- Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
23.                       Alvo é Cristo: Filipenses 3- 14- Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
24.                       Vivia em Cristo: Gálatas 2- 20- Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Viver é Cristo: Filipenses 1- 21- Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...