"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

quinta-feira, 26 de março de 2015

Jeremias




Jeremias: 1- 1 a 10.   

(Almeida Corrigida Revista Fiel)

Jeremias = Deus é Elevado. Profetizou durante 40 anos nos reinados dos 05 últimos reis de Judá de 627 a 587 aC. Filho do Sacerdote Hilquias, pela sua linhagem poderia ser sacerdote, mas preferiu obedecer a Deus e ser profeta, (Não é nós que sabemos o que é bom para nós, e sim Deus), Ezequiel 16- 62- Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor; Se Deus é Senhor, logo somos servos, e servo obedece. (O sacerdote era querido pelo povo, o profeta não).
1.      Somos Conhecidos de Deus: 1- 5 b- ...te conheci... Deus nos conhece. Oséias 13- 5- Eu te conheci no deserto, na terra muito seca.
2.      Deus nos santifica: 1- 5 c- ...Te santifiquei... Levítico 22- 32- E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico;
3.      Deus nos dá como profetas: 1- 5d- ... te dei por profeta. Deus nos chamou para anunciarmos aos povos, Jeremias 1- 7- Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Jesus nos deu uma ordem especifica. Marcos 16- 15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Como estamos cumprindo o mandamento de Mestre? Lucas 24- 47- E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Comecemos por aqui.



4.      Jeremias sabia do seu chamado: 1- 5- Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Se Deus ainda não especificou nosso chamado, peçamos a Ele que nos revele qual é. Jeremias 18- 6- Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
5.      Foi rejeitado pelos vizinhos: 11- 2- Ouvi as palavras desta aliança, e falai aos homens de Judá, e aos habitantes de Jerusalém. 11- 8- Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram. Muito embora nossos vizinhos rejeitem, temos que pregar. Ezequiel 2-7- Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.
6.      Foi rejeitado pela família: 12- 6- Porque até os teus irmãos, e a casa de teu pai, eles próprios procedem deslealmente contigo; eles mesmos clamam após ti em altas vozes: Não te fies neles, ainda que te digam coisas boas. Com Jesus não foi diferente, João 7- 5- Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Conosco não será diferente. Mateus 10- 21- E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
7.      Foi rejeitado pelos sacerdotes: 20- 1- E Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do SENHOR, ouviu a Jeremias, que profetizava estas palavras. 20- 2- E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do Senhor. As vezes o sacerdote demora e entender o chamado de Deus na nossa vida, mas até que isso aconteça é tempo de nos preparamos.
8.      Foi rejeitado pelo povo: 26- 8- E sucedeu que, acabando Jeremias de dizer tudo quanto o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, pegaram nele os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, dizendo: Certamente morrerás. A vida de profeta geralmente é de alguém rejeitado, Jesus foi rejeitado. Isaías 53-3- Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
9.      Foi Lançado na Prisão: 37- 13- Mas, estando ele à porta de Benjamim, achava-se ali um capitão da guarda, cujo nome era Jerias, filho de Selemias, filho de Ananias, o qual prendeu a Jeremias, o profeta. Atos 16-19- Paulo e Silas presos
10.  Foi jogado na cisterna: 38- 6- Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.
11.  Foi levado ao Egito contra a sua vontade: 43- 6b-  ...como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias; 7 a- E entraram na terra do Egito... Mesmo que o lugar em que estamos não é onde queremos estar, aproveitemos para pregar a palavra, II Tm. 4- 2- Pregues a Palavra a tempo e fora de tempo.
12.  Somos responsáveis por essa geração: I Pedro 2- 9- Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Os profetas, os discípulos, os reformadores, os missionários do inicio da igreja no Brasil, cada um dará conta de sua geração a Deus, essa geração é responsabilidade nossa.
13.  Deus chama e capacita: Êxodo 4- 12- Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. II Coríntios 3- 4- E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; 5- Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
14.  Mesmo em meio a lutas e a rejeição temos que pregar e combater o pecado, 1- 16- E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos. 17- Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...