"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ABRAÃO




ABRAÃO

Gênesis 13-2- E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.

Acontecimento ocorrido +ou- em 1900 aC. Conta nos a historia do patriarca. Registrado de Genesis cap. 12 a 25.  Originalmente morava em Ur dos Caldeus que hoje é o Iraque, foi (700 km.) para Harã que hoje é a Turquia, depois foi para Canaã (500 km.) que hoje é a terra de Israel.
· Fundador da religião judaica;
· Sua fé agradou a Deus;
· Seu nome aparece 311 X na bíblia;
·   Foi prospero.
1. Pedido de Deus: 12-1- Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2. Promessa de Deus: 12- 2 e 3- E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
3. Obedecendo a Deus: 12. 4 a- Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito (Sem saber para onde ia Hebreus 11-8- Pela fé Abraão , quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que receberia como herança; e partiu sem saber para onde ia).


4. Levou problemas: 12 4 b e 5 a- ...E foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão...
5.  Deus renovou as promessas: 12-7 a - E apareceu-o SENHOR a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta terra. (28-07-2.000 Cuiabá- cumpriu em 11-04-2.011 em Campina Grande Salmos 113 7e8- Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, Para fazê-lo assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo). (Lucas 8.41- Jairo, que era príncipe da sinagoga)
6.  Edificador de templos: 12.7b a 8- E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR.
7. Depois de livrar-se dos problemas Deus mostra a benção: 13-14 e 15- E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
8. Foi o primeiro dizimista e nos ensinou isso: 14- 18 a 20- E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Trouxe:(pão=palavra, vinho= alegria. Malaquias 2-7- Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. Estamos trazendo o dizimo de tudo? Malaquias 3-10 a-  Trazei todos os dízimos a casa do tesouro... Se não vier a casa do tesouro ou às mão do Sacerdote não é dizimo. Mateus 23- 23- Jesus falou sobre o dizimo.
9. Recusou ajuda dos ímpios: 14-22e23- Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
10. Tentou ajudar a Deus: 16-2- E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
11. Só não conseguiu: 17-1- Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. (João 15-5- Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer).
12.  Exemplo de fé e obediência: 22-3- Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Hebreus 11-17 a 19- Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou.
13.  Confiança em Deus: 22-8- E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. 22- 5- Então disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento, eu e o rapaz iremos até lá, e havendo adorado, voltaremos para junto de vós.
14.  Deus provedor: 22- 11 a 14- Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis - me aqui.Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15.  Vida longa e prospera: 25-7 e 8- Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos. E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
16.  Jesus deu testemunho dele: João 8-46- Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
17. Foi chamado amigo de Deus: Isaías 41-8- Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; Tiago 2-23- E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.   João 15- 14-Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando. O que é que Jesus nos manda? R: Amais uns aos outros, preguem a palavra... Tiago 4- 4b- ...Qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...