"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Obreiro Aprovado - Parte 2



Qual deve ser a função do Pastor/Presbítero/Bispo?

O trabalho dos presbíteros inclui várias funções importantes:

Pastorear: Atos 20-28- Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. I Pedro 5-2- Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

Ensinar: I Timóteo 4-13- Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Tito 1:9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

Ser modelos: I Pedro 5-3- Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

Presidir: I Timóteo 5-17- Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

Vigiar: Atos 20-31- Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.

Velar por almas: Hebreus 13-17- Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.



Guiar Hebreus 13-7- Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.

Cuidar/governar I Timóteo 3-5- {pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?};

Ser despenseiro de Deus Tito 1-7- Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

Exortar e calar os enganadores Tito 1-9- Retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes. 10- Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão, 11- aos quais é preciso tapar a boca; porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.

Observamos em todos os exemplos bíblicos que as igrejas que tinham presbíteros sempre tinham mais de um. Seja em Jerusalém, Éfeso, Filipos ou outro lugar, sempre fala dos presbíteros no plural. Apesar de ser prática comum em algumas igrejas de hoje, de ter um só pastor numa congregação, entendemos que havendo necessidade e orientados pelo Espírito Santo podemos sim ter mais de um presbítero por congregação.

As qualificações bíblicas de pastores/presbíteros/bispos:

Paulo cita as qualificações dos bispos/presbíteros em duas cartas (I Timóteo 3-1 a 7; Tito 1- 5 a 9). A linguagem dele deixa bem claro que ele não está dando meras sugestões, e sim requerimentos. Em I Timóteo 3-2 ele diz: "É necessário, portanto, que o bispo seja..." Tito 1-7 diz: "Porque é indispensável que o bispo seja... Antes de examinar as qualificações em si, vamos entender bem esse ponto. Os requerimentos que encontramos nesses dois trechos são qualidades que o Espírito Santo revelou, através de Paulo, como exigências. Para servir como presbítero, um homem precisa de todas essas qualidades. Ninguém tem direito de apagar nenhum "i" ou "til" do que Deus falou aqui.

Agora, vamos ler o que o Espírito falou nessas duas listas paralelas (bem semelhantes, mas não exatamente iguais).

I Timóteo 3- 1- Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. 2- É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3- não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4- e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5- (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6- não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7- Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo"

Tito 1- 5- "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: 6- alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. 7- Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8- antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, 9- apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem"

Leiamos esses trechos com bastante atenção. Os pastores de nossas igrejas têm todas essas qualificações?

01 - São homens?

02 - Casados?

03 - Pais de famílias?

04 - Filhos debaixo de sua tutela são crentes?

05 - Conhecedores da palavra?

06 - É inimigo de contendas?

07 - Tem um bom tempo de crente, ininterrupto?

08 - Não tem nenhum vicio?

09 - Não é avarento?

10 - Sabe administrar bem sua casa e a igreja?

11 - Hospitaleiros?

12 - É sóbrio, justo e piedoso?

13 - É apegado a palavra e tem a bíblia como palavra final?

14 - Respeitados por todos?

15 - Irrepreensíveis?

16 - Submisso?

17 - Tem domínio si e é calmo?

18 - Professores capazes?

19 - Amigos do bem?

20 - Têm todas as outras qualidades citadas aqui?

Homens com todas essas qualificações são uma grande bênção ao povo de Deus, e serão extremamente úteis nas igrejas locais onde servem como presbíteros. Mas, pessoas que não têm essas qualificações não são autorizadas por Deus a serem pastores. A igreja que escolhe pessoas não-qualificadas como bispos está desrespeitando a palavra de Deus. Pessoas não-qualificadas que aceitam o cargo de pastor estão agindo contra o Supremo Pastor. Presbíteros não-qualificados que continuam nesse papel estão violando a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...