"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Obreiro Aprovado - Parte 1





I Timóteo 3-1- Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
É natural, normal e freqüente em nossos dias pessoas que desejam o oficio pastoral, e biblicamente, a função dos pastores é cuidar do rebanho (igreja) de Deus, vejamos: I Pedro 5-1-Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2- Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; E  Atos 20-28- Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Como servos de Deus, os verdadeiros pastores mostrarão a sua preocupação com a vontade do Senhor, fazendo e ensinando o que ele diz.

Pastores/Anciãos no Antigo Testamento:

No Velho Testamento, encontramos líderes entre o povo de Israel chamado, às vezes, anciãos (o sentido da palavra presbítero no Novo Testamento). Os anciãos das cidades israelitas resolveram problemas que surgiram entre as pessoas. Deuteronômio 21-2- Então sairão os teus anciãos e os teus juízes, e medirão a distância até as cidades que estiverem em redor do morto; 19- Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; Rute 4-2-Então tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se. 11- E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; Já no Antigo testamento o nome pastor é dito como alguém que conduz o povo, Jeremias 3-15- E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. Quando não conduziram o povo no caminho de Deus, ele cobrou: Isaías 3-14-15- O Senhor entra em juízo contra os anciãos do seu povo e contra os seus príncipes. Vós sois os que consumistes esta vinha; o que roubastes do pobre está em vossa casa. Que há convosco que esmagais o meu povo e moeis a face dos pobres? —diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos.


Deus condenou os pastores gananciosos que não compreenderam a vontade dele e conduziram o povo ao pecado Isaías 56-11- E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte. Jeremias transmitiu as palavras do Senhor sobre pastores maus: Jeremias 10-21- Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos. Jeremias 23-1- Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! —diz o Senhor. 2- Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor. Entendemos no entanto que a função do ancião/Presbítero e pastor refere-se a mesma pessoa, e que essas pessoas eram responsáveis pela condução espiritual e moral do povo, e que não era somente um titulo de honra ou estatus.

Pastores no Novo Testamento:

No Novo Testamento, encontramos muitas referências aos pastores/presbíteros/ bispos. Descobrimos  que esses três termos se referem aos mesmos homens Atos 20-17- E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja. 28- Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Não temos nenhuma base bíblica para usar o termo "bispo" para descrever um cargo, "pastor" para outro e "presbítero" para ainda outro. Pastores, bispos e presbíteros são os mesmos servos. Lendo o livro de Atos, achamos vários versículos que mencionam presbíteros: na Judéia: Atos 11-30- O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos presbíteros por mão de Barnabé e de Saulo. E em cada igreja na Ásia Menor, Atos 14-23- E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. E em Jerusalém E, quando chegaram a Jerusalém, Atos 15-4- foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e presbíteros, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Ainda temos Atos 15-4,6,22,23; 16-4; 21-18.
  
Na igreja em Éfeso Atos 20-17- E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os Presbíteros  da igreja. 28- Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
 As epístolas, também, se referem aos homens que pastoreavam as igrejas: "pastores e mestres" Efésios 4-11- E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, "bispos" em Filipos, Filipenses 1-1- Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: "o presbitério" I Timóteo 4-14- Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. "presbíteros que há entre vós" I Pedro 5-1- Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:  aqui aprendemos que Pedro era presbítero, um dos dois apóstolos assim identificados II João 1-1 O Presbítero à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade.

Continue lendo:

Parte 2

Parte 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...