"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Salmo 15




Salmo 15 

Autor Davi ( I Crônicas 15 1 a 3, 16 1 a 7) 1115 AC.
1- SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2- Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3- Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4- A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e, contudo não muda.
(1 a ) A preocupação de Davi era saber quem poderia habitar o tabernaculo do Senhor pois o santuário é lugar de adoração a Deus (Salmos 150:1- Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.)
(1 b ) E quem moraria no Santo Monte. Onde é o Santo Monte? (Obadias 1:17- Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades). (2 Pedro 1:18- E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; ( 2 a) Aquele que anda sinceramente  (Provérbios 28:18O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo). (2 Coríntios 2:17- Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus).
( 2 b) Prática a justiça, que justiça? (Salmos 119:142- A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade).( Romanos 6:18- E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça).( Isaías 64:6- Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam)
( 2 c) Fala a verdade, que verdade? (João 17:17- Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade(. (João 8:32- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará).
( 3 a) Não difama (levantar calunias) (Salmos 101:5- Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei). (Tiago 4:11- Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz).
( 3 b) Nem faz mal a seu próximo- (Romanos 13:10- O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor). (Lucas 6:31- E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também)
(3c) Nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; (opróbrio= rebaixar, desonrar, envergonhar, humilhar) (Salmos 119:22- Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos )
(4 a) A cujos olhos o réprobo é desprezado= Não gosta de estar na presença de quem gosta de ser réprobo (Salmos 1:1- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores). (4b) Mas honra os que temem ao SENHOR (Romanos 12:10- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros).( 1 Timóteo 5:17- Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina); (4c) aquele que jura com dano seu, e, contudo não muda. (Mateus 5:37-Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna).
Salmos 1:5- Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Salmos 101:7- O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...