"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ester


Ester 8-1-Naquele mesmo dia deu o rei Assuero à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus; e Mardoqueu veio perante o rei, porque Ester tinha declarado quem ele era.
Livro de Ester: Escrito provavelmente por Mardoqueu em 470 AC. Tendo como propósito mostrar o cuidado de Deus com o se povo. Conta como Este, uma jovem judia que estava entre os deportados, tornou-se imperatriz da Pérsia, ao se casar com o imperador Assuero (Xerxes I). É o único livro bíblico que não faz referencia ao Nome DEUS em suas formas, mas a presença de Deus é clara em todo o livro. 4-14. Personagens principais do livro de Ester:
1.     Rei Assuero: Ester 1:1- E sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias. Dominava boa parte do mundo conhecido da época, tinha muito a oferecer e ou exigir, quanto mais nosso Deus.
2.     Vasti: Ester 1-12- Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros; assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira. Foi desobediente ao chamado do rei e deixou escapar a benção.


3.     Mardoqueu: Ester 2- 5- Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita, 6- Que fora transportado de Jerusalém, com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, o qual transportara Nabucodonosor, rei de babilônia. Alguém que foi exilado ainda muito jovem, provavelmente menino, foi contemporâneo de Daniel, quando esses fatos aconteceram estava já bem velho, Talvez um dos poucos vivos dos exilados em sua época, mas guardava o temor do Senhor. (Provérbios 22- 6- Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele). Havia passado os reis Nabucodonosor, Belsazar, Dario, Ciro e agora no governo de Assuero. Desempenhava o papel de sacerdote em sua casa.
4.     Ester: Ester 2- 7- Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha. De súdita a rainha.
Provérbios 14- 1- Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Vejamos as atitudes:
1.     Obedeceu ao Chamado do rei: Ester 2- 8- Sucedeu que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei, e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, aos cuidados de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres. Estamos obedecendo a voz do nosso Rei? Hebreus 3:7- Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8- Não endureçais os vossos corações...;
2.     Tinha as qualidades que o rei precisava: Ester 2- 9 a- E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele... Estamos nos esforçando para ter a qualidades que nosso Rei quer? Genesis 17- 1b- Anda na minha presença e se perfeito;
3.     Andava com pessoas de respeito: Ester 2- 9c- ...lhe dar sete moças de respeito da casa do rei... Como tem sido nossas companhias? Salmos 1- 1- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
4.     Andava nos melhores lugares: Ester 2- 9d- e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres. Por onde temos andado? Provérbios 1- 10- Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. 15- Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; Salmos 23- 3b- guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Deixemos o Espírito Santo nos guiar.
5.     Sabia que nem tudo se deve dizer ao ímpio: Ester 2- 10 a- Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela... Existem assuntos que só diz respeito ao povo de Deus. O que temos ditos aos ímpios em relação à igreja? Neemias 2- 12 a- E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; Tem coisas que não devem ser ditas antes do tempo em que aconteçam;
6.     Seguia o conselho de Mardoqueu (Pastor): Ester 2- 10b- ...porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse. Estamos ouvindo os nossos pastores? Hebreus 13- 7- Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. 17- Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
7.     Purificou-se com óleo (Espírito Santo): Ester 2- 12- ...cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo, Estamos deixando o Espírito Santo nos purificar? Salmos 51- 7- Purifica-me com hissopo (Planta usada como aromatizante de ambientes e repelentes de inseto), e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8.     Purificou se com especiarias (oração): Ester 2- 12 c- ... e purificou-se seis meses com especiarias... Êxodo 30- 34- Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção; 35- E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo; 36- E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será. Apocalipse 8- 4- E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. Como está nosso tempo de conversa com Deus? Como está nossa oração? Temos pedido para nos purificar com o seu sangue? Tito 2- 14- O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
9.     Alcançou graça diante de todos: Ester 2- 15c- ...e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam. Como estamos diante da sociedade? Romanos 12- 18- Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
10.                       Se sobre saiu das demais: Ester 2- 17 a- E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres... Estamos sendo vistos por todos, devemos-nos sobre sair dos demais. Mateus 5- 14- Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
11.                       Assumiu a posição de quem não quis obedecer: Ester 2- 17c- pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti. Deus tem o melhor para quem lhe obedece. Deuteronômio 28- 13- E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
12.                       Mesmo na posição era obediente ao pastor: Ester 2- 20b- ...cumpria o mandado de Mardoqueu... Efésios 4- 11- E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores;
13.                       Onde Deus nos coloca tem um propósito: Ester 4- 14- e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Estamos falando do amor de Jesus no nosso emprego, na escola, aos vizinhos? Lucas 19- 40- E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
14.                       Jejuou: Ester 4-16b-...Nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. Qual foi a ultima vez que jejuamos? Esdras 8- 21-Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.
15.                       Sabia o momento de agir: Ester 5- 4- E disse Ester: Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que lhe tenho preparado.
16.                       Sabia a hora certa de dizer: Ester 7- 3- Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo.
17.                       Se ficarmos na posição as armadilhas para nós se voltaram contra quem as armou: Ester 7- 10- Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou. Isaías 54- 17- Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor.

18.                       Mesmo rainha continuou intercedendo pelo seu povo: Ester 8- 5- E disse: Se bem parecer ao rei, e se eu achei graça perante ele, e se este negócio é reto diante do rei, e se eu lhe agrado aos seus olhos, escreva-se que se revoguem as cartas concebidas por Hamã filho de Hamedata, o agagita, as quais ele escreveu para aniquilar os judeus, que estão em todas as províncias do rei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...