"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A orelha de Malco

                                    

A orelha de Malco (Mateus 26)

47- E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. 48- E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. 49- E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. 50- Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. 51- E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

Mateus  e Marcos não dão detalhes,  de nomes ou qual orelha foi cortada; (Marcos 14:47 E um dos que ali estavam presentes, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou lhe uma orelha). Somente dizem que era servo do sumo-sacerdote, Anás ou Caifás A partir de Lucas temos um pouco mais de detalhes (Lucas 22:50- ...e cortou-lhe a orelha direita).


E João nos diz quem cortou, o nome do servo e qual orelha (João 18:10- Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco). 


Quem era Malco?

a) Servo do Sumo Sacerdote, (Lucas 3:2 Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes)

b) Estava ali cumprindo ordem do Sumo-Sacerdote, tanto é que logo Jesus foi conduzido a presença deles (João 18:13- E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano).

c) Estava sendo preparado para ser sacerdote, ficavam a serviço para aprenderem o oficio, ex: Moises/Josué, Eli/Samuel, Elias/Eliseu.

d) Julgou que se ficasse perto de um discípulo estaria seguro, pois Jesus ensinava o Amor (João 15:17- Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros). Tem vezes que os ataques vem de onde menos esperamos pessoas bem perto avançam contra nós.

e) Quando menos espera, julgando estar seguro recebe um golpe rápido e perde uma orelha, poderia ter sido a esquerda, mas Lucas e João dizem: A ORELHA DIREITA. Gritou, não tanto pela dor física, que com certeza foi muito forte, mas mais ainda por ver seus sonhos e projetos indo embora, todo o tempo a serviço do sacerdote, tudo o que aprendera, não mais serviria de nada;

f) Para ser sacerdote não podia ter deformidade física, (Levítico 21:17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus). Muitas vezes nos dizem, não é para você.

g) Para ser ungido e ou consagrado a sacerdote deveria ter a orelha direita, (Êxodo 29:20- E imolarás o carneiro e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre as pontas das orelhas direitas de seus filhos... Levítico 8:24- Moisés também fez chegar os filhos de Arão, e pôs daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles...). (Levítico 14:14- ...e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se...). Tem momentos de nossa vida, que tudo parece estar bem, mas acontece uma fatalidade, e vemos nossos sonhos indo se embora.

h) Com certeza Malco onde chegava era bem recebido, pois logo seria sacerdote, estava em evidencia, as pessoas queriam estar perto dele, mas agora todo o abandonariam, é assim que acontece, em momentos de tragédia, todos viram as costas, (Jó 19:14- Os meus parentes me deixaram, e os meus conhecidos se esqueceram de mim). O inimigo faz de tudo para impedir nossos sonhos e projetos, muitas vezes usas pessoas que dizem: E agora como você vai fazer?

i) Mas o inimigo se esquece que temos Jesus, Mateus, Marcos e João não relataram esse milagre, mas Lucas teve este cuidado: (Lucas 22:51- E, tocando-lhe a orelha, o curou). Mesmo que no momento de infortúnio todos nos deixem, deus está ao nosso lado (Salmos 27:10- Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá).

j) Quando Deus tem planos com alguém ele vai até o fim (Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.) Deus esta restaurando Sonhos e projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...