"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

sábado, 28 de março de 2015

Palavras



Salmos 141- 3- Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Por mais que nos esforcemos temos dificuldades de dominar nossas palavras, e assim como o salmista temos que pedir ajuda a Deus para ao dizermos algo não venhamos a ofender alguém ou pecar contra Deus. João 15- 5b-...Porque sem mim nada podeis fazer. Lucas 12- 12- Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. Antes de dizer algo certifiquemo-nos dos seguintes pontos.
1.      Se é verdade;
2.      Se é necessário;
3.      Se é o momento;
4.      Que conseqüência trará;
5.      Em que edificará o reino de Deus.

Vejamos alguns pecados cometidos com a língua citados na bíblia:

1.     Fofoca: II Tessalonicenses 3- 11- Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. I Timóteo 5- 13- e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém.
2.     Mentira: Provérbios 17- 4- O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna. João 8- 44- Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. Apocalipse 22- 15- Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.
3.     Bajulação: Salmos 12- 2- Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobre. 3-Corte o Senhor todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente, I Tessalonicenses 2- 5- Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha, Provérbios 26- 28- A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Paulo

Paulo



1.     Naturalidade: Atos 21- 39- Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo.
2.     Cidadania: Paulo não era apenas “cidadão de uma cidade não insignificante”, mas também cidadão romano. Atos 22- 27-  E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. De descendência judaica. Romanos 11- 1b- porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
3.     Família: Atos 23-16 a- E o filho da irmã de Paulo,
4.     Religião: Filipenses 3- 5- Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Fariseus: Conheciam e queriam que todos praticassem mais de 600 leis. Desprezavam aqueles que não as praticassem. Entre os  judeus, os fariseus mais se destacavam, criam na ressurreição;
5.     Educação: A escola da sinagoga ajudava os pais judeus a transmitir a herança religiosa de Israel aos filhos. O menino começava a ler as Escrituras com apenas cinco anos de idade. Aos dez, estaria estudando a Lei. passou sua adolescência estudando. Atos 22- 3- Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
6.     Profissão: Os estudantes rabínicos deveriam aprendessem um ofício que pudessem, mais tarde o manter, Paulo aprendeu fabricar tendas.  Atos 18- 3- E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Jeremias




Jeremias: 1- 1 a 10.   

(Almeida Corrigida Revista Fiel)

Jeremias = Deus é Elevado. Profetizou durante 40 anos nos reinados dos 05 últimos reis de Judá de 627 a 587 aC. Filho do Sacerdote Hilquias, pela sua linhagem poderia ser sacerdote, mas preferiu obedecer a Deus e ser profeta, (Não é nós que sabemos o que é bom para nós, e sim Deus), Ezequiel 16- 62- Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor; Se Deus é Senhor, logo somos servos, e servo obedece. (O sacerdote era querido pelo povo, o profeta não).
1.      Somos Conhecidos de Deus: 1- 5 b- ...te conheci... Deus nos conhece. Oséias 13- 5- Eu te conheci no deserto, na terra muito seca.
2.      Deus nos santifica: 1- 5 c- ...Te santifiquei... Levítico 22- 32- E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico;
3.      Deus nos dá como profetas: 1- 5d- ... te dei por profeta. Deus nos chamou para anunciarmos aos povos, Jeremias 1- 7- Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Jesus nos deu uma ordem especifica. Marcos 16- 15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Como estamos cumprindo o mandamento de Mestre? Lucas 24- 47- E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Comecemos por aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...