"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A orelha de Malco

                                    

A orelha de Malco (Mateus 26)

47- E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. 48- E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. 49- E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. 50- Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. 51- E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

Mateus  e Marcos não dão detalhes,  de nomes ou qual orelha foi cortada; (Marcos 14:47 E um dos que ali estavam presentes, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou lhe uma orelha). Somente dizem que era servo do sumo-sacerdote, Anás ou Caifás A partir de Lucas temos um pouco mais de detalhes (Lucas 22:50- ...e cortou-lhe a orelha direita).


E João nos diz quem cortou, o nome do servo e qual orelha (João 18:10- Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco). 

A Ação do Espírito Santo na Vida do crente que o recebe



Lucas 24- 49- E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Atos 1- 8- Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 2- 4- E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

O Batismo no Espírito Santo é o revestimento de poder dado ao crente para auxiliar na tarefa do crescimento do Reino de Deus, na qual através do Espírito Santo recebemos virtudes. 

Vejamos algumas:

-Virtude de falar em línguas: Atos 2- 4- E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 10-45- E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46- Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Atos 19- 6- E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.


-Virtude para testemunhar: Atos 2-14- Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras... Atos 6- 10- E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com Estevão que falava... Atos 13- 16- E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...